Respeito ao Espiritismo
O Espiritismo respeita todas as religiões e suas práticas, mas possui seus fundamentos, que deveriam também ser respeitados. AS OBRAS DE KARDEC NÃO ESTÃO ULTRAPASSADAS E NÃO PRECISAM SER REVISADAS, pois as leis divinas (a verdade) reveladas pelos Espíritos Superiores e presididas pelo "Espírito de Verdade", não se modificam. O ensino de Jesus e dos Espíritos Superiores (codificados por Allan Kardec), são a base da Doutrina Espírita.
Segundo o Espírito Emmanuel, "Na Doutrina Espírita, não se dirá que Allan Kardec foi ultrapassado, de vez que os nossos princípios avançam com o fluxo evolutivo da própria vida e, à maneira da árvore que para mostrar a excelência do fruto não dispensa a raiz, tanto quanto o edifício vulgar para crescer em nova pavimentação não prescinde do alicerce, o Espiritismo não fugirá das diretrizes primeiras, a fim de ampliar-se em construções mais elevadas, com a segurança precisa." (Doutrina e vida. Em honra a Kardec. Espírito Emmanuel. Psicografado por Chico Xavier)
Allan Kardec fez a seguinte afirmação: "Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará. "(A Gênese. Cap. 1. Allan Kardec)
A DOUTRINA ESPÍRITA NÃO ESTÁ PRONTA E ACABADA, pode haver novas revelações, entretanto, não há erros nas obras de Kardec como alguns Espíritos pseudo-sábios têm afirmado com o intuito de causar conflitos entre os Espíritas. Segundo J. Herculano Pires "OS PRINCÍPIOS DA CODIFICAÇÃO NÃO PODEM SER ALTERADOS PELA OBRA DE UM ESPÍRITO ISOLADO. A Codificação não é obra de vidência, mas de pesquisa científica realizada por Kardec sob orientação e vigilância dos Espíritos Superiores." (Mediunidade. Cap. 3. J. Herculano Pires)
De acordo com Allan Kardec, "TODA TEORIA EM MANIFESTA CONTRADIÇÃO COM O BOM SENSO, COM UMA LÓGICA RIGOROSA E COM OS DADOS POSITIVOS JÁ ADQUIRIDOS, DEVE SER REJEITADA, por mais respeitável que seja o nome que traga como assinatura. (...)Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares. (...) Foi essa unanimidade que pôs por terra todos os sistemas parciais que surgiram na origem do Espiritismo, quando cada um explicava à sua maneira os fenômenos, e antes que se conhecessem as leis que regem as relações entre o mundo visível e o mundo invisível. (...) Essa a base em que nos apoiamos, quando formulamos um princípio da doutrina. (...) Não será à opinião de um homem que se aliarão os outros, mas à voz unânime dos Espíritos; não será um homem, nem nós, nem qualquer outro que fundará a ortodoxia espírita; tampouco será um Espírito que se venha impor a quem quer que seja: será a universalidade dos Espíritos que se comunicam em toda a Terra, por ordem de Deus. Esse o caráter essencial da Doutrina espírita; essa a sua força, a sua autoridade. Quis Deus que a sua lei assentasse em base inamovível e por isso não lhe deu por fundamento a cabeça frágil de um só." (O Evangelho Segundo o Espiritismo. Introdução. 2. Autoridade da Doutrina Espírita. Allan Kardec)
"O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem a personificá-la nenhuma individualidade, porque é fruto do ensino dado, não por um homem, sim pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários." (O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. 1. Item 6. Allan Kardec)
Sendo assim, Allan Kardec faz a seguinte recomendação no Livro dos Médiuns, diante de uma nova revelação: "Para se discernir do erro a verdade, preciso se faz que as respostas sejam aprofundadas e meditadas longa e seriamente. É um estudo completo a fazer-se. Para isso, é necessário tempo, como para estudar todas as coisas. ESTUDAI, COMPARAI, APROFUNDAI. Incessantemente vos dizemos que o conhecimento da verdade só a esse preço se obtém." (O Livro dos Médiuns. Cap.27. Item 301. Allan Kardec)
"O MAL É QUE MUITOS MÉDIUNS CONFUNDEM A EXPERIÊNCIA, FRUTO DO ESTUDO, COM A APTIDÃO, produto da organização física. JULGAM-SE MESTRES, PORQUE ESCREVEM COM FACILIDADE; repelem todos os conselhos e se tornam presas de Espíritos mentirosos e hipócritas, que os captam, lisonjeando-lhes o orgulho." (O Livro dos Médiuns. Cap. 16. Item 192. Allan Kardec)
Chico Xavier e Yvonne A. Pereira são exemplos de médiuns sérios e continuadores do Espiritismo. No entanto, o próprio Chico Xavier, que não se considerava infalível, nos disse: (...) "Que se um dia, Emmanuel aconselhasse algo que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que deveria PERMANECER COM JESUS E KARDEC, procurando esquecê-lo." (Livro: No mundo de Chico Xavier. Elias Barbosa)
COM JESUS E KARDEC
O espírita antigamente,
Nas visões em que me interno,
Fosse na rua ou no lar
Era muito mais fraterno.
Os templos eram humildes
Construções de alvenaria.
Sob a luz da mesma fé,
Tudo vibrava harmonia.
Cultivava-se o respeito
Pela Codificação.
Hoje dizem que Kardec
Necessita revisão.
Nos artigos dos jornais,
Sempre se tinha o que ler.
Agora é o ataque mútuo,
Provocando-se a valer...
Até mesmo para o passe
Inventaram novas formas.
Dizem que a Doutrina é livre
E vão prescrevendo as normas...
Aos caminhos de quem serve,
Chega a crítica mais cedo
E, por isso, de ser médium
Muita gente anda com medo.
Eu sei que lendo os meus versos
Ainda alguém vai falar:
-"Foi algum obsessor
Que tomou o seu lugar..."
De fato, os tempos são outros.
O progresso é natural.
Mas não percamos de vista
A pureza original.
Recordando, meus amigos,
O que houve ao Cristianismo,
Procuremos trabalhar
Deixando tanto modismo.
Aqui paro e vou cantando
Na estrada que me conduz:
Sou um "espírita de ontem",
Com Kardec e com Jesus.
(Confia e Serve. Espírito Eurícledes Formiga. Chico Xavier / Carlos A. Baccelli)